TRAQUEOBRONCOSCOPIA
Os exames das vias aéreas estão cada vez mais presentes em nossa rotina. Eles podem ser realizados através da endoscopia respiratória, aonde começamos o exame fazendo uma avaliação da laringe (laringoscopia e laringoscopia) afim de identificar qualquer anormalidade anatômica e obstrução causada pelo colapso de laringe.
Após esta avaliação inicial, entramos com o endoscópio em região de traquéia (traqueoscopia) afim de avaliar se existe algum grau de colapso, tosses crônicas a esclarecer, presença de corpo estranho ou neoplasias.
Após finalizarmos o exame em região de traquéia (carina traqueal), prosseguimos para a broncoscopia com uma avaliação dos brônquios. É comum em nossa rotina infecções respiratórias bacterianas e menos comum as fúngicas porém, através da inspeção das vias aéreas com a coleta de material da mucosa (biópsia) enviado ao histopatológico e coleta de conteúdo (lavado bronco-alveolar), podemos fazer a cultura e o antibiograma identificando o agente infeccioso – se for o caso bem como a análise das células através de uma citologia.
Estamos em constante evolução e já oferecendo este exame em nossa clínica veterinária, pioneira na área de mínima invasão e com cursos de atualização Internacional (Chile e Portugal) com os maiores nomes mundiais da endoscopia e videocirurgia veterinária.
Exame realizado por @veterinariofabiomello com 16 anos de experiência na área clínica/cirúrgica e mais de 11 mil cirurgias realizadas.