A medicina evolui a passos largos e, nos dias de hoje, já temos diversas formas de diagnóstico e tratamento que eram simplesmente impensáveis há alguns anos ou mesmo décadas. Definitivamente, um dos avanços que potencializou esta evolução, tornando outros procedimentos possíveis foi a Videocirurgia.
Na realidade atual, este tipo de tecnologia é absolutamente corriqueira nos centros cirúrgicos da medicina humana e na medicina veterinária está crescendo o número de cirurgiões que já utilizam esta técnica. Pode-se dizer que muito em breve quem não dominar a Videocirurgia estará ultrapassado.
Dr. Fabio P. de Mello, Médico Veterinário da Clínica Veterinária The Dogs em Chapecó-SC é o pioneiro na região e um dos poucos que faz o uso da Videocirurgia veterinária no Brasil: “os proprietários estão procurando pela Videocirurgia devido às vantagens proporcionadas pela técnica. Ela é a única técnica considerada minimamente invasiva devido a mínima manipulação das vísceras proporcionando um conforto pós-operatório”. Dr. Fabio mostra também algumas das vantagens da Videocirurgia em cães e gatos em comparação com as técnicas convencionais.
1 – Permite operar através de incisões milimétricas de 4 mm, fazendo com que haja uma diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório além de ser esteticamente muito mais bonita do que as técnicas convencionais;
2 – Possibilidade de ver detalhes do organismo com muito mais clareza e nitidez. Como o equipamento é dotado de câmera, isso torna possível ampliar a imagem, permitindo ter um melhor entendimento de toda a situação do paciente. Isso aumenta muito a segurança do procedimento;
3 – O número de intercorrências na cirurgia tende a ser bastante minimizado. O menor contato com o meio externo, por exemplo, reduz a possibilidade de o animal ter alguma infecção pós- cirúrgica;
4 – Menos sangramento durante o procedimento, tornando o pós-operatório mais rápido e praticamente sem dor;
5 – Permite uma recuperação mais rápida e um retorno mais precoce às atividades do dia a dia. Resumindo: facilita a vida dos proprietários que não tem tempo de cuidar do animal no pós-operatório, uso de medicamentos por curto período de tempo (no máximo 4 dias) e não ter que restringir movimentos.
A Clínica Veterinária The Dog’s convida todos a conhecerem este avanço na Medicina Veterinária que pode ser utilizado para exames diagnósticos, castrações e cirurgias de alta complexidade.